Exerceu o cargo de Secretária Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas Para as Mulheres Da Presidência da República;
De: 19 de março 2010 a 17 de maio de 2016.

Exerceu o cargo de: Subsecretária de Monitoramento de Programas e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República de 25 de outubro 2005 a 19 de março de 2010;

Exerceu o cargo de Diretor de Programa da Subsecretária de Monitoramento de
Programas e Ações Temáticas de 25 de abril de 2003 a 07 de julho de 2007; da
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República;

Exerceu o Cargo de Secretária Especial de Políticas para as Mulheres em substituição no período de: 27 de fevereiro de 2016 a 2 março de 2016;

Bacharel em Administração Pedagógica - Faculdade Michelangelo. Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República (de 10/2009 a 07/2016)

Articular junto aos organismos de políticas para as mulheres dos Estados e Municípios a implantação e implementação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres;

Articular junto aos parceiros como: Tribunais de Justiça dos Estados, Ministérios Públicos dos Estados, Governo Estadual, Governo Municipal e Defensorias Públicas dos Estados para a implantação e implementação do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, bem como garantir o cumprimento dos compromissos firmados por todas as instituições envolvidas;

Acompanhar a execução das obras da Casa da Mulher Brasileira;

Possui experiência em vendas e administração de empresas. Atualmente é responsável pelo atendimento comercial da Xaraés Consultoria e Projetos.

Contato: (67) 98114-2442

EQUIPE

APARECIDA GONÇALVES

Presidente

SUSAN SOUSA ALVES

Coordenadora Pedagógica

LUCA SCÂNDOLA

Gerente Administrativo

COLABORADORES

ELOISA CASTRO BERRO

Assistente Social, Mestra em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista/UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, com especializações em Metodologia de Ação do Serviço Social e em Planejamento pela Universidade Católica Dom Bosco.

 

Professora do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nas disciplinas “Planejamento Governamental e Orçamento Público com enfoque em Gênero e Raça” e “Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Projetos”, em 2014.

 

Coordenadora Geral da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande/MS. Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Presidência da República, de janeiro de 2015 à setembro de 2016

 

Gerente do Escritório Estadual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Mato Grosso do Sul – PNUD-MS, de 2004 a 2007.

CRISTINA GROSS VILLANOVA

Especialista em Segurança Pública

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (1997).

Foi superintendente de Valorização Profissional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro e Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro – Consperj (abril 2015 a dezembro 2016)

Diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça ((janeiro 2012 a fevereiro 2015). De fevereiro de 2012 a junho de 2013 foi nomeada para Substituta do Secretário Nacional de Segurança Pública, em seus afastamentos e impedimentos eventuais.

Coordenadora Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Governo Federal. (Fevereiro 2003 a janeiro 2012)

Assessora Técnica da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente nos temas de Sistema Prisional e Segurança Pública; (Setembro a dezembro de 1999, maio 2000 a janeiro 2003).

SUELEN AIRES GONÇALVES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) e atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( PPGS-UFRGS).

Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC/PUCRS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, racismo, homicídios, crime, violência de gênero, feminicídios e políticas públicas.

VERIDIANA LOPES PEREIRA

Formada em Psicologia, com pós graduação em Área Psicologia Social e Intervenções Psicossociais.

 

Foi Consultora Regional Centro Oeste para implantação do SIPIA SINASE WEB da PNUD - Secretaria de Direitos Humanos. Técnico em Mobilização Social da Fiocruz

- MINC.

EUNICE LÉA DE MORAES

Professora da Faculdade de Educação (FAED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará .Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção, da Universidade Federal do Pará. Vice- Coordenadora do Curso de Especialização em Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Representante da Faculdade de Educação no Fórum de Cotas da UFPA. Aluna do Doutorado em Educação do PPGED \ICED\UFPA.

Foi Assessora da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas dos Correios, Assessora da Ministra da Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Coordenadora de Projetos da Secretaria de Politicas para as Mulheres da Presidência da República, Assessora e Coordenadora Geral do Programa de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de educadores (as), formação de formadores(as), capacitação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero e étnicorraciais, gênero e raça no mercado de trabalho, democracia, desenvolvimento, sexismo, racismo.

 

Tem vários artigos publicados sobre educação, relações de gênero e raça no mundo do trabalho, política para as mulheres. Atualmente pesquisa a relação entre o pensamento de Paulo Freire e o pensamento do Feminismo Negro no contexto amazônico.

ESTELA SCÂNDOLA

Especialista em Tráfico de Mulheres (Pessoas)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1983), Especialista em Saúde do Trabalhador e Psicologia Social, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutora em Serviço Social pelo ISCTE-IUL em co-tutela com a Universidade Federal de Pernambuco.

 

É professora e pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital São Julião- HSJ.

 

Membro da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, atua principalmente nas temáticas de direitos humanos e diversidades, com ênfase na questão indígena, saúde do trabalhador, tráfico e escravidão de pessoas e educação popular.

KÁTIA LIANA GUIMARÃES

Pós Graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Pós Graduada em Planejamento e Organização de Eventos. Faculdade Estácio de Sá. Graduação em Turismo. Instituto de Ensino Superior da Funlec – IESF.

 

Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Gerente de Manutenção e Apoio ao Programa Interlegis – Senado Federal. Gerente de Capacitação e Qualificação do Servidor Público na Fundação Escola de Governo do MS. Assessora da Presidência na Agência de Habitação do Estado do Mato Grosso do Sul. Assessora da Coordenação do Programa Comunidade Solidária na Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania, Trabalho, Emprego e Renda. Assessora de Eventos no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

WÂNIA PASINATO

Especialista em Feminicídio

Bacharel em Ciências Sociais com formação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ­ USP (1987). Mestre em Sociologia pela Universidade  de  São  Paulo  (1996)  e  doutorado  em  Sociologia  pela  Universidade  de  São  Paulo  (2004).  Realizou o  pós­-doutorado  do  Núcleo  de  Estudos  de Gênero/PAGU­UNICAMP, com bolsa da FAPESP (2007­2008). Entre 1988 e março de 2013 integrou o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência/USP onde participou de diversos projetos de pesquisa sobre justiça criminal, violência policial, impunidade criminal e monitoramento de graves violações de direitos humanos. 

 

Trabalhou em projetos para o governo federal (Secretaria de Políticas para Mulher ­ SPM/PR­(2005, 2008­2010), SENASP (2011, 2012 e 2013), Sistema ONU. Desde junho de 2014 trabalha no escritório da ONU MUlheres no Brasil como coordenadora de Acesso à Justiça desenvolvendo ações para enfrentamento ao feminicídio.

LUCIANA DA SILVA SANTOS

Docente do curso de Psicologia e assessora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutora (2014) e Mestre (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

 

É graduada em Licenciatura Plena (2003) e Formação em Psicologia (2004) pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq 'Sistemas complexos: casais, famílias e comunidade' pela UnB e do Laboratório de Pesquisa Saúde Mental, Religião e Psicologia da UCB. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (individual, família e grupo). Sua atuação profissional envolve, principalmente, temas correlatos a intervenção terapêutica, saúde mental, questões de gênero e sistemas complexos.

VANDA MENEZES

Graduada em Psicologia (1983). Habilitação Específica: Psicóloga. Foi Secretária de Estado  da Mulher em AL de julho de 2002 a dezembro de 2006. Foi coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher de Maceió e Técnica do Programa de Prevenção de DST/AIDS. Secretaria de Segurança Pública de Alagoas – SSP/AL. Assessora Parlamentar  em Gênero e Raça da Deputada  Federal Célia Rocha

FELIPE DA SILVA FREITAS

Especialista nas áreas de Racismo e Juventude

Tem experiência na área de planejamento estratégico, assessoria política e institucional e pesquisa  empírica (qualitativa e  quantitativa). Já  atuou  com  pesquisa  de  campo, grupos  focais    e    entrevistas, assessorou grupos    populares    e    organizações governamentais  na  elaboração  de  planos  de  ação e  planejamento  de  longo  prazo, trabalhou  como moderador  de  grupos  com  ênfase  em  metodologias  participativas e apoio  à  decisão  colegiada,  bem  como contribuiu no  assessoramento  político  de instituições  da  sociedade  civil  e  do  poder  público.

Atua  principalmente  nos  temas: juventude, relações raciais, políticas públicas, política criminal e participação política.

PAULO SERGIO MATOSO

CELSO ABRÃO DOS REIS

Mestre em Letras, Linguagem: Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS (2016); Possui graduação em História, Licenciatura Plena pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/FUCMAT (1989); Bacharelado em Economia pela Universidade de Marília (1986).

Atualmente é Professor de História da Divisão de Educação e Diversidade/DED, Secretaria Municipal de Educação/SEMED de Campo Grande/MS; pesquisador do CEPAD­Centro de Pesquisa em Análise do Discurso e membro do NEAD­Núcleo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, onde desenvolve pesquisa na qual cogita a possibilidade da percepção de silenciamentos (não­ditos) e subentendidos (contextos), considerando­se circulação e represamento de material discursivo sobre corredor bioceânico Atlântico­Pacífico, os quais podem apresentar sentido de outras consequências numa união comercial entre nações latino­americanas ou entre nações latinas com nações anglo­saxãs, através de tratados de livre comércio.

ANE CRUZ

Tem formação em Administração de Empresas, Publicidade Gráfica, Estudos Sociais e Ciências Sociais. Trabalhou como chefe de gabinete Câmara de Vereadores de Sant’ Ana do Livramento – RS, Coordenadoria Estadual da Mulher – Gabinete do Governador RS, Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República Governo Federal – 2003 - 2012, Gerente de Projetos – Subsecretaria de Ações Temáticas e Monitoramento de Projetos SPM/PR - 2003 – 2006, Coordenadora Geral de Ações Preventivas e Garantia de Direitos – Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – SPM/PR - 2006 – 2010 Diretora de Programas – Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – SPM/PR– 2011 -2012.

 

Assessora Parlamentar – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – 2013-2015. Coordenadora Geral – Central de Atendimento à Mulher Ligue 180/Secretaria de Políticas para as Mulheres – Governo Federal – 2015-2016.

Educador Popular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/2012.

Graduação Bacharel em Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/2011.

Especialista em Estado, Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil - Fundação Santo André/Fundação Perseu Abramo – 2016

Experiência profissional desenvolvida nas áreas de Educação em Direitos Humanos, Serviço Social, Arte, Educação e Cultura, Planejamento Estratégico, Teatro de Rua, Teatro do Oprimido e Educação Popular, com comunidades (urbanas e rurais) e juventudes. Ampla experiência na área da saúde com foco na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids, com populações de meninas índias desaldeadas, mulheres da periferia, crianças, adolescentes, mulheres e homens de assentamentos e acampamentos, profissionais do sexo de rua (feminino e masculino). Experiência na gestão de projetos: elaboração, gerenciamento, execução, sistematização, avaliação, monitoramento e coordenação pedagógica. Experiência em Gênero, Cultura e Sexualidade com meninas e mulheres em situação de violência doméstica e população LGBT.  Experiência em Gestão de Projeto de Prevenção e Combate a Violência contra a Mulher entre os anos de 1999 a 2012, com mulheres atendidas em Centro de Referência e Casa Abrigo e com famílias em situação de vulnerabilidade social entre os anos de 2016 a 2017.

Entre em contato:
(67) 3201-8293

Encontre-nos:
 

Rua Sete de Setembro, Nº 1603, sala 02, Centro

Campo Grande