
NOSSA EQUIPE

WÂNIA PASINATO
Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH, USP, 1987). Mestre em Sociologia (FFLCH, USP, 1996), Doutorado em Sociologia (FFLCH, USP, 2004). Pós- doutorado (Núcleo de Estudos de Gênero/PAGU-UNICAMP, 2007-2008). Entre 1988 e março de 2013 integrei o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência/NEVUSP onde participei de diversos projetos de pesquisa sobre justiça criminal, violência policial, impunidade criminal e monitoramento de graves violações de direitos humanos. Desde 2005 atuo como consultora em projetos relacionados aos temas de violência contra a mulher, gênero, justiça criminal, delegacias da mulher, redes e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, tendo trabalhado em projetos para o governo federal, Sistema ONU, Organizações Não Governamentais, além de assessoria e consultoria para outras entidades. Entre junho de 2014 e dezembro de 2016 fui coordenadora de Acesso à Justiça no Escritório da ONU Mulheres no Brasil desenvolvendo ações para enfrentamento ao Feminicidio. Desde 2016 sou colaboradora do Grupo de Estudos Direitos Humanos, Política, Memória e Democracia (IEA/USP). Sou Assessora Técnica da ONU Mulheres na área de enfrentamento à violência contra mulheres. Sou Assessora do USP Mulheres/Universidade de São Paulo e Consultora da Empresa Xaraés - Consultoria e Projetos Ltda. Sou parecerista adhoc em periódicos científicos e fundações de financiamento de pesquisa. Nos últimos 13 anos participei de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado. Participei de vários encontros científicos e para públicos diversos, apresentando resultados de pesquisas, bem como ministrando aulas em cursos de formação/especialização. Tenho artigos publicados em periódicos científicos e uma grande contribuição com a mídia, particularmente sobre temas relacionados à violência contra as mulheres e a implementação da Lei Maria da Penha.

MANUELA NICODEMOS
Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2007) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2021). Além da área do audiovisual, tem experiência no trabalho com mulheres de diferentes realidades sociais e culturais. Em Mato Grosso do Sul, através do Projeto - PRONAF MULHER, trabalhou com mulheres rurais na construção de ações que visassem o enfrentamento a discriminação de gênero, a garantia da autonomia econômica e a diversidade da agricultura camponesa. Na Bahia, participou no Projeto Mulheres pela Paz do qual, possibilitou novamente uma prática de trabalho direto com mulheres de bairros populares da cidade de Salvador e da Região Metropolitana, na perspectiva do debate e construção de uma cultura da não-violência e fortalecimento da participação política das mulheres. Destaca-se a experiência na primeira equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia, onde atuou na área de planejamento e gestão das políticas públicas para as mulheres. Atualmente é Articuladora Externa da Escola As Pensadoras na área da formação interdisciplinar do pensamento das mulheres.
.jpeg)
ANA LAURA LOBATO
Vasta experiência na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, em especial daquelas que visam a garantia dos direitos das mulheres e do direito à saúde. Forte capacidade de articular atores estratégicos e de promover análise estratégica para tomada de decisões. Acumula 15 anos de experiência na realização de pesquisas quantitativas (produção de surveys e análise de dados secundários) e qualitativas (entrevistas, grupos focais, documentos e estudos de caso). Apoiadora institucional – Secretaria estadual de Saúde (DF) / Fiotec Dezembro de 2020 - Atual. Consultora técnica – XARAÉS Consultoria e Projetos Outubro de 2021 – Atual. Assessora Técnica – Ministério da Saúde/ Fiotec Outubro de 2017 – junho de 2020. Assistente de pesquisa - IPEA Setembro de 2014– agosto de 2017. Consultora Técnica – PNUD/Secretaria Nacional de Juventude Abril de 2013– Dezembro de 2014. Consultora Técnica – ONU Mulheres/Secretaria Nacional de Juventude Março de 2012– março de 2013. Pesquisadora Visitante – PUC MINAS Fevereiro 2012– janeiro de 2013. Pesquisadora Visitante – NESCON/UFMG Janeiro 2012- Março 2012. Professora On Line – CLAM/IMS/UERJ Março 2010– Novembro de 2010 Março 2009– Novembro de 2009 Tutora on line e nas oficinas presenciais do Curso “Gênero e Diversidade nas Escolas”

ESTELA SCÂNDOLA
Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1983), Especialista em Saúde do Trabalhador e Psicologia Social, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutora em Serviço Social pelo ISCTE-IUL em cotutela com a Universidade Federal de Pernambuco. É professora, e pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital São Julião- HSJ. Membro da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, atua principalmente nas temáticas de direitos humanos e diversidades, com ênfase na questão indígena, saúde do trabalhador, tráfico e escravidão de pessoas e educação popular.

ANE CRUZ
Tem formação em Administração de Empresas, Publicidade Gráfica, Estudos Sociais e Ciências Sociais. Trabalhou como chefe de gabinete Câmara de Vereadores de Sant’ Ana do Livramento – RS, Coordenadoria Estadual da Mulher – Gabinete do Governador RS, Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República Governo Federal – 2003 - 2012, Gerente de Projetos – Subsecretaria de Ações Temáticas e Monitoramento de Projetos SPM/PR - 2003 – 2006, Coordenadora Geral de Ações Preventivas e Garantia de Direitos – Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – SPM/PR - 2006 – 2010 Diretora de Programas – Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – SPM/PR– 2011 - 2012. Assessora Parlamentar – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – 2013-2015. Coordenadora Geral – Central de Atendimento à Mulher Ligue 180/Secretaria de Políticas para as Mulheres – Governo Federal – 2015-2016.

ELOISA CASTRO BERRO
Assistente Social, Mestra em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista/UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, com especializações em Metodologia de Ação do Serviço Social e em Planejamento pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nas disciplinas “Planejamento Governamental e Orçamento Público com enfoque em Gênero e Raça” e “Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Projetos”, em 2014. Coordenadora Geral da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande/MS. Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Presidência da República, de janeiro de 2015 a setembro de 2016. Gerente do Escritório Estadual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Mato Grosso do Sul – PNUD-MS, de 2004 a 2007.

BARBARA NICODEMOS
Assistente Social formada em Serviço Social, pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande /MS (UCDB), Pós Graduada em Gênero e Políticas Públicas – (UCDB) e Gestão Pública Municipal - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Trabalhou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte II/PA, Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor/ Andradina-SP, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Oeste 1- Acompanhamento de Projetos - Pastoral Social, Secretaria de Estado de Coordenação Geral do Governo - SECOGE – Estado do Mato Grosso do Sul - Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulher- Assessora Técnica/Política, Secretaria de Assistência Social de Dourados/MS-Técnica no Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência -Técnica da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Coordenação da Proteção Social Básica Coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Técnica do CRAS Distrito de Vila Vargas-Aldeia Bororó, Secretaria Municipal de Campo Grande(SAS)-Técnica no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS-Norte.

CELSO ABRÃO DOS REIS
Mestre em Letras, Linguagem: Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS (2016) ; Possui graduação em História, Licenciatura Plena pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/FUCMAT (1989) ; Bacharelado em Economia pela Universidade de Marília (1986). Atualmente é Professor de História da Divisão de Educação e Diversidade/DED, Secretaria Municipal de Educação/SEMED de Campo Grande/MS; pesquisador do Centro de Pesquisa em Análise do Discurso e membro do Núcleo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, onde desenvolve pesquisa na qual cogita a possibilidade da percepção de silenciamentos (não ditos) e subentendidos (contextos), considerandos e circulação e represamento de material discursivo sobre corredor bioceânico Atlântico Pacífico, os quais podem apresentar sentido de outras consequências numa união comercial entre nações latinoamericanas ou entre nações latinas com nações anglo-saxãs, através de tratados de livre comércio.

CRISTINA GROSS VILLANOVA
Especialista em Segurança Pública Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1997). Foi superintendente de Valorização Profissional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro e Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro – CONSPERJ (abril 2015 a dezembro 2016). Diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça ((janeiro 2012 a fevereiro 2015). De fevereiro de 2012 a junho de 2013 foi nomeada para Substituta do Secretário Nacional de Segurança Pública, em seus afastamentos e impedimentos eventuais. Coordenadora Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Governo Federal. (Fevereiro 2003 a janeiro 2012). Assessora Técnica da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente nos temas de Sistema Prisional e Segurança Pública; (setembro a dezembro de 1999, maio 2000 a janeiro 2003).

EUNICE LÉA DE MORAES
Professora da Faculdade de Educação (FAED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, Juventude e Fatores de Vulnerabilidades e Proteção, da Universidade Federal do Pará. Vice- Coordenadora do Curso de Especialização em Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Representante da Faculdade de Educação no Fórum de Cotas da UFPA. Aluna do Doutorado em Educação do PPGED \ICED\UFPA. Foi Assessora da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas dos Correios, Assessora da Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Coordenadora de Projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Assessora e Coordenadora Geral do Programa de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de educadores (as), formação de formadores (as), capacitação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero e étnicorraciais, gênero e raça no mercado de trabalho, democracia, desenvolvimento, sexismo, racismo. Tem vários artigos publicados sobre educação, relações de gênero e raça no mundo do trabalho, política para as mulheres. Atualmente pesquisa a relação entre o pensamento de Paulo Freire e o pensamento do Feminismo Negro no contexto amazônico.

FELIPE DA SILVA FREITAS
Especialista nas áreas de Racismo e Juventude tem experiência na área de planejamento estratégico, assessoria política e institucional e pesquisa empírica (qualitativa e quantitativa). Já atuou com pesquisa de campo, grupos focais e entrevistas, assessorou grupos populares e organizações governamentais na elaboração de planos de ação e planejamento de longo prazo, trabalhou como moderador de grupos com ênfase em metodologias participativas e apoio à decisão colegiada, bem como contribuiu no assessoramento político de instituições da sociedade civil e do poder público. Atua principalmente nos temas: juventude, relações raciais, políticas públicas, política criminal e participação política.